Esta noite foi completamente surreal para mim.

Acordei eram 02:39h com o meu telefone fixo a tocar. Fiquei naturalmente preocupado, já que não são propriamente horas para se ligar a alguém. Atendo e desligam o mesmo.

Com o sobressalto do telefonema perdi o sono, então decido pegar no telemóvel e ver as notícias. A primeira que me aparece é a morte de Almeida Santos. Um grande político da nossa praça, um histórico do seu partido.

Logo de seguida leio aquela que me fez logo arrepender de ter decidido ir à net. José Peseiro praticamente certo no FC Porto. Nem queria acreditar. Peguei, abri as páginas desportivas e em todas elas o mesmo. O homem rescindiu com os árabes e vem treinar o meu(?) clube.

Quando tentei adormecer foi-me difícil confesso. Parecia que estava mergulhado num enorme pesadelo. De entre tantos nomes possíveis vem o Peseiro? O Peseiro? Quando era preciso mostrar que queríamos mudança voltamos a apostar no risco? O Peseiro Sr. Presidente? Anda a brincar com o Porto e com os seus sócios e simpatizantes? Desde quando é que deixamos de contar para si? O clube já não é nosso (adeptos)? É seu e da cambada de abutres que se alimentam à sua volta?

O Peseiro? O Peseiro? O homem até me pode fazer engolir estas palavras (oxalá), mas com toda a certeza não é uma boa escolha para o momento atual do clube. Precisávamos de alguém forte, que rompesse com o presente e que pudesse mudar o futuro, mas não, vamos ter mais do mesmo. Parafraseando o meu caro amigo Imbicto no seu mais uma vez brilhante artigo que pode ser lido aqui: “- Não sei para onde vão. O que sei, é que não mais quero ir convosco.”

Todas estas atitudes da nossa SAD, encabeçada pelo Presidente me fazem pensar se não andarei a abdicar de muita coisa por causa do meu clube.

Faço a minha família sair mais cedo de alguns sítios, porque quero ir ver o jogo. Outras vezes nem saio porque à hora que o FC Porto joga não vale a pena ir a lado nenhum. Como não gosto de ver o futebol enquanto janto, ou não me sento à mesa com a família ou peço para jantarmos todos mais cedo. Deixo a minha esposa com os dois pequenos (um deles ainda bem bébé) para me deslocar ao Dragão para os apoiar. Todos os meses religiosamente pago a minha assinatura à Sportv que basicamente só utilizo para ver o meu clube e um ou outro jogo de maior importância.

Para quê? Para os senhores se estarem a borrifar para os sócios? Para mostrarem uma vez mais o desdém que sentem por nós? Para meterem as filhas a trabalhar no nosso(?) canal televisivo?

VOCÊS SÃO UMA VERGONHA! UMA VERGONHA!

Demitam-se, ou pelo menos tenham a decência de não se recandidatarem.

Está na hora da mudança. Se existem alternativas que os tenham no sítio, avancem. Se calhar irão ficar surpreendidos com a votação que venham a ter. Podem não ganhar, mas com toda a certeza irão ganhar uma posição de força para o futuro e meter em sentido esta estrutura podre que temos atualmente.

Estou desiludido, muito desiludido. Nunca pensei ver o Porto, com Pinto da Costa a bater tão no fundo. O nosso Presidente passou de solução a problema e ele ainda não se apercebeu disso (ou se calhar já mas está “agarrado” ao lugar).

Escrevo isto ainda sem a confirmação oficial, mas parece-me que já é praticamente certo, só faltando mesmo a oficialização do ato, mas ainda com a esperança que, num assomo de dignidade, tudo isto ainda seja reversível ou que então eu ainda esteja no tal pesadelo em que me senti mergulhado esta noite e que, quando acordar, tudo isto não se tenha passado.

