FC Porto-Moreirense (Lusa)

Mais um jogo atípico de uma equipa atípica que teima em entrar com o pé esquerdo todos os jogos nos últimos tempos.

Fosse ainda no tempo do outro senhor e provavelmente teríamos perdido todos esses jogos, mas agora com um treinador que aprecia a velocidade e o ataque as recuperações tornam-se possíveis.

Mas dentro da euforia (se é que podemos ficar eufóricos com uma recuperação de dois golos de desvantagem em pleno Dragão ante o Moreirense) de uma reviravolta no marcador de um jogo que parecia perdido à passagem da meia hora, temos de tirar as devidas ilações.

Primeiro, tudo isto só se tornou possível graças a um erro de arbitragem. Maxi Pereira não sofreu falta para grande penalidade. O jogador adversário cortou a bola, e só depois acabou por atingir o uruguaio fazendo-o cair. Não foi um salto para a piscina como tínhamos visto no dia anterior, mas foi igualmente um erro, que no caso nos deu o balão de oxigénio necessário para que tal reviravolta fosse concretizada.

Depois, existem claramente jogadores que estão fora de forma ou com a cabeça longe daqui. É o caso de Corona por exemplo. Quarenta e cinco minutos de nada. Não existe em campo e já não é de agora. Depois de um inicio fulgurante, o mexicano foi perdendo o fulgor e está a mais no onze titular.

André André também não está bem, se bem que este tenta disfarçar com a garra que mete em campo.

Brahimi é um caso que nem sei que diga. Tem qualidade, tem tudo para ser grande, mas depois perde-se num emaranhado de fintas inconsequentes que pouco ou nada de positivo trazem à equipa.

Chidozie depois de um bom jogo na Luz esteve francamente mal ontem. Os golos nascem de erros posicionais dele, que sendo perdoáveis a um “miúdo” de 18 anos, poderiam se ter tornado fatais para o FC Porto. Espero que a próxima época esteja a ser preparada e se vá buscar centrais de qualidade e não alguns jogadores para “tapar buracos”.

Depois, e embora eu até seja um crítico desta forma de gestão do clube, não consigo perceber porque é que se continua a assobiar logo aos 20′, quando precisamos é de dar ânimo para tentar inverter os acontecimentos. Felizmente não foram muitos a fazê-lo mas penso que já são horas de parar com isso.

Um amigo de outro clube diz-me que nós estamos mal habituados e que qualquer derrota ou fase má serve para nos queixarmos de tudo e de todos. Eu prefiro dizer que ainda bem que estamos habituados a ganhar. É bom sinal. Mas realmente assobiar por tudo e por nada já começa a irritar, até a mim que gostava muito que as coisas mudassem dentro do clube.

De positivo destaco Layún mais uma vez. Comprem o passe do homem. Mais uma assistência para golo, mais um bom jogo de um defesa esquerdo que sem dúvida ataca muito melhor do que defende, mas pesando na balança o mexicano já se tornou imprescindível no nosso onze.

Danilo Pereira está cada vez mais a ser importante dentro de campo. É um líder nato, para além de ser um enorme jogador. Defende como poucos, parte para o ataque a preceito, cabeceia bem (ontem quase que fazia mais um golo). A segurar para a próxima época. Não pode sair.

A entrega de Suk. O sul coreano não me enche as medidas. Não me parece jogador para o FC Porto. Mas que luta como um Dragão luta. Deixa tudo em campo e acabou premiado com um bom golo, e mais uma grande oportunidade, superiormente defendida pelo guardião contrário.

Maxi Pereira sempre muito lutador e ontem não fugiu à regra. Goste ou não dele, é um profissional exemplar.

Continuamos na luta (se bem que mais na teoria do que na prática) e à espera de um tropeção dos dois da frente para podermos ainda acalentar alguma hipótese de sermos felizes.

Segue-se agora uma visita ao Benfica B, perdão, ao Belenenses, equipa que alegadamente é paga pelo clube da 2ª circular que equipa de vermelho, que com toda a certeza não será tão “macia” como foi à umas semanas atrás contra os homens da #porta18, tendo pelo meio a receção ao Borussia de Dortmund para a Liga Europa.

Temos de continuar a ganhar. Esse é que é o nosso ADN e temos de o recuperar o mais rápido possível.

Anúncios